domingo, 8 de novembro de 2015

Orquestra de Flautas Transversas IPDAE abrilhantará o Encerramento do VI EEFRS


Orquestra de Flautas Transversas IPDAE


Criada em 2011, é resultado do trabalho desenvolvido na classe de flauta transversal da Escola de Música IPDAE.  Tem como regente e coordenador artístico o professor e flautista Ademir Schmidt.  Apresenta vários diferenciais, entre eles está a rara formação;   além de difundir a música popular e a música erudita por meio da flauta transversal. Quanto a estética, a Orquestra através de seu repertório, procura estilizar as músicas, dando uma roupagem o mais fiel possível ao estilo, ao período, e ao compositor que está sendo interpretado.


Formada por seis músicos, entre os integrantes  destacam-se dois ex-alunos do IPDAE, os exímios instrumentistas Rafael Marques e Luciano Gularte Corrêa, que atuam como solistas; ambos estão cursando o 3º.  ano da graduação em flauta transversal no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e integram o elenco de professores da classe de Flautas Transversal do Curso de Extensão em Música da UFRGS.

Desde de 2014 a OFT IPDAE, vem conquistando espaço no cenário musical porto-alegrense, por meio de concertos apresentados na Igreja São José, na Feira do Livro de Porto Alegre e no Centro Cultural CEEE-Erico Verissimo. 
 
 A OFT IPDAE abriu o ano de 2015 na Capital, com o concerto apresentado em janeiro, que marcou a abertura da programação ECARTA Musical, da Fundação Cultural ECARTA. Também marcou a abertura da temporada 2015 do Projeto MusiCâmara na Igreja do Relógio, em São Leopoldo e a abertura da programação do aniversário de 42 anos da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-Fundarte no último dia 1º. de junho, além de ter apresentado concerto no Centro Culltural CEEE Erico Verissimo (22/5) e no Espaço Antiga Matriz de São Miguel em Dois Irmãos (31/5).
  
Sob a regência de Ademir Schmidt, que também assina a adaptação para orquestra de flautas transversas e os arranjos de algumas composições, tais como Rhapsody in Blue (G. Gershwin) e Adágio em Sol m (T. Albinone),  tendo como solistas Luciano Gularte Correa e Rafael Marques, o repertório que a Orquestra executa faz um passeio pela música erudita do período Barroco com destaque para Pachelbel e Bach, do romantismo de Liszt ao clássico de Beethoven, passando pela contemporaneidade da música popular brasileira com os arranjos de Alberto Arantes trazendo à luz os clássicos de Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Ary Barroso e Ernesto Nazareth. 

INTEGRANTES: Bruno dos Santos, José Vitor Rodrigues Bulso, Luciano Gularte Corrêa, Rafael Marques, Sthevan dos Santos Nunes e William Ramires Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário